Sexta-feira, 18 Agosto 2017
Últimas notícias
Casa » Asteroide do tamanho de uma casa passará raspando na Terra

Asteroide do tamanho de uma casa passará raspando na Terra

12 Agosto 2017

Conforme dados da ESA, o asteroide passará a 44 mil km da Terra.

O objeto espacial já passou pela Terra em outubro de 2012, a uma distância de, aproximadamente, 88 quilômetros, ou seja, o dobro da distância estimada neste ano, e tem cerca de 15 a 30 metros de comprimento. "Não existe qualquer perigo", disse, de acordo com o The Guardian, Detlef Koschny, do grupo de investigadores de "Objetos Próximos da Terra", da Agência Espacial Europeia. Entretanto, tinha desaparecido de vista.

"É perto para caramba", afirma o chefe do Centro Europeu de Operações Espaciais, Rolf Densing.

Para os investigadores, esta pode ser uma boa oportunidade para testar os sistemas de defesa da Terra.

Os asteroides são corpos rochosos que sobraram da formação do sistema solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos atrás.

A entrada de um asteroide desta proporção na atmosfera terrestre causaria efeito semelhante ao da invasão do meteorito de Chelyabinsk.

Um asteroide um pouco maior do que o "TC4", com 40 metros de diâmetro, causou o maior impacto de sempre, na história recente da Terra, quando explodiu sobre Tunguska, na Sibéria, em 1908. Caso o asteróide fosse se chocar com a Terra, a Agência Espacial Europeia, seria obrigada a emitir um alerta para que os moradores do local atingido ficassem longe das janelas afim de evitar os ferimentos causados pelos cacos de vidro. "Está muito perto", disse um dos cientistas, acrescentando que não há motivo para preocupação.